headerphoto

Freguesia - Turismo

Aldeia Velha apresenta-se como um lugar convidativo para os visitantes que procuram um pitoresca aldeia alentejana, repleta de casas caiadas de branco, envolta pelo verde da paisagem e onde o "saber receber" da população é um dos principais cartões de visita.

A maior atractividade turística da Freguesia é sem dúvida a envolvente natural e a multiplicidade de actividades para as quais tem aptidão e que vão desde as meras caminhadas a animados passeios de moto 4, sem esquecer as caçadas e as pescarias nas barragens que abraçam Aldeia Velha. De facto, devido à sua situação geográfica, a Freguesia possui óptimas condições para ocupação dos tempos livres, já que tanto a barragem de Montargil como a do Maranhão dispõem de excelentes condições para os desportos náuticos e para pesca. Esta zona é também muito procurada para a prática cinegética, uma vez que é bastante rica na espécie de pombo bravo e existem ainda outras espécies, nomeadamente o coelho, a lebre e o javali. Na área da Freguesia existe uma reserva de caça turística - a Calatrava – com cerca de 9.000 hectares.

Ao longo do ano são várias as actividades culturais, recreativas e desportivas que animam esta localidade, entre as quais se destacam as Festas em Honra de Santa Margarida, que se realizam no primeiro fim-de-semana de Agosto, e as Festas em Honra da Senhora da Arrabaça, que decorrem no fim-de-semana mais próximo de 8 de Setembro.

O visitante tem à disposição duas opções de alojamento em agro-turismo: o Monte de Pêro Viegas e o Monte do Chamusquinho, onde pode desfrutar das belas paisagens alentejanas em clima de tranquilidade.