Carnaval
O Carnaval, apesar de todas as alterações que se têm verificado, ao longo dos anos, continua a ocupar um lugar muito importante em virtude de práticas, a ele associadas, continuarem a ser do agrado da população.
Assim no penúltimo e último sábado antes do dia de carnaval, a Freguesia de Aldeia Velha, em Avis, vai voltar a dar corpo à celebração do “Dia das Comadres e dos Compadres” retomando, assim, uma antiga tradição que marca a proximidade da quadra carnavalesca, a anunciar o Entrudo, na localidade, numa recriação organizada pela Junta de Freguesia de Aldeia Velha e o apoio do Município de Avis.
Nestes dias, que depois de festivamente anunciados pelas “chocalhadas”, primeiro, a cargo de um grupo de mulheres que percorrem as ruas da Freguesia munidas de chocalhos, vai o povo sair à rua e juntar-se no Largo 1.º de Maio, pelas 16h00, para assistir à “queima dos compadres”, simbolizado por boneco construído de forma artesanal e vestido com roupas velhas.
No sábado seguinte, o último antes do dia de carnaval, são os homens que percorrem as ruas da freguesia, chocalhando as mulheres e procedendo à queima das comadres, simbolizada por boneca.
A queima do boneco e da boneca é precedida da leitura de versos que ridicularizam, criticam e fazem troça do sexo oposto e no quais se diz, livremente, o que só no Carnaval se pode dizer e … “ninguém leva a mal”.
Nesta Festa, que aponta para uma espécie de “guerra dos sexos”, onde surgem as provocações, as troças e as brincadeiras, onde se trocam ditos e se dão descomposturas em modo de arrelia do grupo oposto e onde as populares zombarias e gracejos em verso são também associadas a este ritual, vão as Comadres “atacar” os Compadres enquanto estes fazem o mesmo na respetiva semana que lhes cabe. Um julgamento feito em jeito de praxe, onde os grupos serão ridicularizados na praça pública, perante toda a comunidade, que levará muitos momentos de humor e alegria à população presente.
Participe!